top of page

O Observatório Estudos Visuais e Arqueologia dos Media e o Instituto de Comunicação da Faculdade De Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova – FCSH-UNL – têm o prazer de anunciar a realização do seminário intitulado “Fotografia e cinema. Da diferença à indistinção (a partir do livro publicado pelas Éditions Mimésis em 2021)” – Photographie & Cinéma. De la différence à l'indistinction (à partir du livre paru aux éditions Mimésis en 2021) –, lecionado por Philippe Dubois, professor emérito na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, nos dias 24 e 25 de maio de 2022, no Colégio Almada Negreiros, da FCSH-UNL, em Lisboa.

 

Este seminário visa aprofundar um discurso transdisciplinar das imagens técnicas que se baseiam no trabalho artístico internacional desenvolvido nas últimas décadas. O professor Dubois irá, assim, discutir a hibridez e indistinção das imagens contemporâneas, num enfoque que privilegia a fotografia e o cinema, partindo do seu último livro intitulado Photographie & Cinéma. De la différence à l’indistinction de 2021.

 

Os trabalhos do seminário dividem-se por dois dias: 

  • no dia 24 de maio, na sala CAN 209, das 18h00 às 20h00, vai decorrer a sessão “A representação do movimento na fotografia e no cinema. Identidade e fronteira entre os media”La représentation du mouvement en photographie et au cinéma. Identité et frontière entre les médiums;

  • no dia 25 de maio, na sala CAN SE1, das 15h00 às 17h30, vai decorrer a sessão “Movimentos improváveis: percurso de uma exposição”Mouvements improbables : parcours d'une exposition.

 

A participação é gratuita sob inscrição prévia – os lugares são limitados – através do mail clusterevam@gmail.com. O seminário será em língua francesa.

 

______________________

Philippe Dubois é professor emérito em Teoria das formas visuais na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e ex-membro sénior do Instituto Universitário de França (IUF). Publicou quinze livros e mais de cem artigos sobre fotografia, cinema e vídeo, entre os quais L’Acte photographique de 1983, La Question vidéo. Entre cinéma et art contemporain de2012 e recentemente Photographie & Cinéma. De la différence à l’indistinction de 2021. As suas áreas de especialização, sempre numa abordagem transdisciplinar, são a teoria e história das formas visuais, a estética das imagens, a arte contemporânea, a metodologia e a análise de filmes.

bottom of page