top of page
cartaz_contra-imagem-EN-horizontal.png

 KEYNOTE SPEAKERS 

 

 

 

Edson Luiz de Sousa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul | BR)

 

Professor Titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia  e Professor do Pós-Graduação em Psicanálise: clinica e cultura do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do CNPQ. Coordenador do LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política. Psicanalista, Analista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).  Pós-Doutorado e Doutorado pela Universidade de Paris VII. Pós-Doutorado pela EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales) Paris. Professor visitante na Deakin University (Melbourne), Instituto Estudos Críticos (Cidade do México) e De Paul University (Chicago). Autor entre outros do livro ”Uma invenção da Utopia" e “Sigmund Freud: Ciência, Arte e Política” em coautoria com Paulo Endo.

Elida Tessler (artista visual e pesquisadora)

Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. (1984). Doutorado em História da Arte - Université Paris 1 -Panthéon-Sorbonne (1993). Professora aposentada da UFRGS. Fundou e coordenou, junto com Jailton Moreira, de 1993 a 2009, o Torreão - espaço de arte contemporânea em Porto Alegre. 

Pesquisadora do CNPq entre 2007 e 2016. Manteve o grupo de pesquisa .p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a. - textos de artistas e a presença da palavra em produções de arte contemporânea, como resultado de um crescente interesse - artístico e acadêmico- pela relação entre palavra e imagem.Realizou Pós-Doutorado junto à EHESS-Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e junto ao Centro de Filosofia da Arte - UFR de Philosophie - Université de Paris I- Panthéon - Sorbonne (2009-2010).

Susana de Sousa Dias (Universidade de Lisboa | PT)

 

A obra cinematográfica de Susana de Sousa Dias tem sido exibida internacionalmente em festivais de cinema, exposições de arte e eventos como a Berlinale, Documenta 14 (programa de cinema Keimena), PhotoEspaña, Sarajevo IFF, Torino FF, Visions du Réel, Pacific Film Archive, Harvard Film Archive, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, CAM Gulbenkian, MNAC-Chiado, Centre Pompidou, ICA London, La Colonie (Paris), etc.

Recebeu diversos prémios, entre eles o the Grand Prix Cinéma du Réel e o prémio FIPRESCI (DokLeipzig), pelo seu filme 48. Foi artista convidada no Robert Flaherty Film Seminar, em Nova Iorque.

Foi co-diretora do Festival Internacional de Cinema DocLisboa em 2012 e 2013, criando novas secções como Cinema de Urgência e Passagens (documentário e arte contemporânea).

É doutorada em Belas Artes / Vídeo e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Fordlandia Malaise (2019) é o seu trabalho mais recente.

 

bottom of page